quarta-feira, 3 de junho de 2009

TABAGISMO

O tabagismo é o ato de consumir produtos que contenham tabaco, como cigarro, charuto, rapé e fumo de rolo. A nicotina, principio ativo do tabaco, é um droga psicoativa que causa a depêndencia. É a principal causa de óbito no mundo, provocando a morte de até 50% de seus usuários.

As substâncias contidas no cigarro provocam cerca de 50 doenças diferentes, como infarto, câncer, doenças respiratórias, enfisema pulmonar, etc. Porém, o muitos não sabem é que elas também são causadoras de perda de cabelo, catarata, hipertensão arterial, rugas , úceras gátricas, derrame cerebral, trombose vascular, aborto, impotência sexual no homem.Vale lembrar que a absorção da fumaça por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes proporciona um risco maior de desenvolver doenças relacionadas, sendo as crianças as mais afetadas. Ao parar de fumar, o risco de desenvolvimento dessas doenças diminui gradativamente.

O Ministério da Saúde disponibiliza serviços de apoio para quem quer parar de fumar o Disque Saúde (08006119970), bem como outras dicas, artigos, dados e informações relacionadas ao assunto. Cabe aos fumantes até que ponto vale a pena o rico e as consequências deste mal, que podem levar à morte.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante os temas abordados, hanseniase e tabagismo, expressas de forma esclarecedora e persuasiva. Pena que a Comunidade Escolar ainda não tem costume de postar comentários, interatividade. Sugestão para novas publicações: gravidez na adolescência.

    ResponderExcluir