terça-feira, 8 de setembro de 2009

SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS







SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA
“Saúde e prevenção nas Escolas” é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da UNESCO e da UNICEF. Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.
Nos últimos anos, diferentes iniciativas entre saúde e educação estudaram maneiras de fazer prevenção eficiente com jovens nas escolas. O objetivo central é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DST, à infecção pelo HIV, a AIDS e a gravidez não-planejada, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.
Seguindo a premissa de descentralização, o Saúde e Prevenção nas Escolas vem realizando esforços para incentivar estados e municípios a assumir e preservar a qualidade dos serviços de ações destinadas à prevenção das DST/AIDS e uso de drogas para o público-alvo do projeto.
Nesta perspectiva, as Secretarias da Educação e da Saúde do Estado de São Paulo assume mais este desafio na busca da Educação Preventiva, contando com o apoio das equipes, gestores e docentes e em contrapartida oferecendo videoconferencias, fórum, palestras, oficinas, comunicações coordenadas e atividades culturais e artísticas nos eixos temáticos trabalhados pelo SPE.
Na Diretoria de Ensino - Região de Penápolis os educadores responsáveis pelo projeto são a PCOP Nelma e a Supervisora Corália. Os municípios de Penápolis, Alto Alegre, Luziânia, Barbosa, Avanhandava e Braúna, tem as funcionárias da Saúde, Áurea e Tereza como responsáveis.
No Município de Clementina são as Enfermeira Célia e Roseli as responsáveis pela Secretaria da Saúde da cidade de Birigui. Já o município de Santópolis do Aguapei pertence ao Pólo da Secretaria da Saúde de Araçatuba.